Mães Empreendedoras – Como conciliar Rotina de Casa e Trabalho

Como conciliar Rotina de Casa e Trabalho
Como conciliar Rotina de Casa e Trabalho

Manheeee, ô mãe, mamãe o que você “tá” fazendo?, vem brincar comigo, você tá trabalhando?….Quem mais se identifica com essas palavrinhas?

Isso foi o que mais ouvi nas férias, rs, amooooo!!! Sei o quanto é difícil para as mamães que trabalham em casa essa época de férias escolares, por isso decidi fazer esse post de como conciliar rotina de casa e trabalho.

 

Falando um pouco de mim, quero te contar como fiz para conciliar a rotina de casa e trabalho. Nos primeiros dias de férias não foi nada fácil, fiquei maluca, rs! E como viajamos durante 15 dias, imagina a bagunça que ficou minha rotina…

Enfim, durante esse período o que fiz, foi estabelecer alguns horários para trabalhar e nesses horários minha mãe ou meu esposo ficava com minha filha, e assim eu conseguia fazer alguma coisa, rs. E você deve estar se perguntando, e deu certo?

Alguns dias sim  e outros não, pois as vezes ela não queria ficar com ninguém além de mim. Mas foi o que consegui fazer e colocar as coisas em dia. Muitas vezes também, trabalhava no período da noite, depois que todos já estavam dormindo, aí sim, o trabalho rendia , muito mais do que de dia.

Como conciliar Rotina de Casa e Trabalho
Como conciliar Rotina de Casa e Trabalho

E quando voltamos pra nossa casa, meu esposo voltou a trabalhar, ele estava de férias também. E então era só eu e ela, aproveitava as horas de soneca, os dias que ela dormia até um pouco mais tarde (raros,rs) ou até mesmo quando ela estava brincando sozinha para trabalhar um pouco. Mas o foco principal era a noite, depois que o pai chegava em casa para ficar com ela, apesar de alguns dias ela insistir em querer ficar só comigo, rs, distraia ela com alguma coisa, como um desenho ou uma brincadeira até a hora do sono e depois disso eu trabalhava.

E sobre os cuidados da casa, bom, quem é mãe e dona de casa sabe que isso temos que fazer diariamente, no meu caso, eu sempre, faço as coisas com ela, então no período da manha eu trabalho e a tarde eu cuido do serviço doméstico, deixo comida pronta para o almoço do dia seguinte e também defino os dias da semana em que vou limpar a casa, lavar roupa, organizar armários, entre outras coisinhas.

O bom de deixar as crianças participarem da rotina de casa, é que elas aprendem desde cedo que é preciso ajudar. Não vou dizer que é fácil, porque isso não é mesmo, até acho mais trabalhoso, mas que é divertido é, rs, a minha filha adora ajudar, então porque não deixar, não é mesmo?!

E como esse post não é só para contar sobre as minhas férias, quero compartilhar com você algumas dicas de como conciliar rotina de casa e trabalho.

5 Dicas para Como conciliar Rotina de Casa e Trabalho

Como conciliar Rotina de Casa e Trabalho
Como conciliar Rotina de Casa e Trabalho

Agora que você já conheceu um pouco da minha história e sabe que também passei pelo mesmo que você esta passando, quero deixar aqui algumas dicas que poderão te ajudar na sua rotina também:

  1. Organize seus afazeres um dia antes, não deixe tudo para ser organizado no dia, planeje se no dia anterior, exemplo, você irá lavar roupa ou limpar a casa? Eu sei que gostamos de fazer tudo no mesmo dia, massss faça uma tarefa por dia, afinal você precisa dar atenção para as crianças também.
  2. Cozinhe uma vez ao dia. Cozinhar várias vezes toma muito tempo, por isso agilize algumas comidas, exemplo, faça o almoço e já guarde para o jantar, ou ao contrário, cozinhe na janta e guarde para o almoço do dia seguinte. Assim você evita de cair na tentação de só comer lanches rápidos.
  3. Defina o horário que irá trabalhar, exemplo, vai trabalhar no período da manha, avise as crianças, o marido e quem mais precisar. E cumpra seu horário, mas lembre-se, não será possível ficar horas e horas trabalhando, pois irão te chamar, então para resolver esse problema, trabalha 1 hora seguida e de intervalos de 20 minutos, assim você consegue atender aos pedidos dos pequenos.
  4. Explique o porque precisa trabalhar para as crianças e até para o marido se precisar. Explicar o porque esta fazendo determinada tarefa ajuda bastante eles a compreenderem. Aqui eu falei pra minha filha que estou trabalhando para poder comprar um determinado brinquedo que ela quer, então, toda vez que ligo o computador ela diz: Mamãe você tá trabalhando para comprar meu “dindondon”?. E assim ela deixa eu trabalhar pelo menos um pouco…
  5. E por último, Anote tudo que precisa fazer, faça uma lista e deixe em algum lugar que consiga ver e vá riscando o que já fez no dia, assim você não esquecerá de nada e nem deixará nada pela metade.

Essas dicas eu fui aprendendo no meu dia a dia, minha filha hoje esta com 2 anos e 10 meses então ela já entende algumas coisas, fica mais fácil ou não, depende do ponto de vista, rs, trabalhar com ela perto.

Se seu filho (a) for bebê, também dá para colocar em prática algumas dessas dicas, aproveite a hora do soninho deles para trabalhar um pouco, ou então, coloque ele perto de você em um carrinho e vá conversando com ele, explicando o que esta fazendo, não me ache louca, rs, mas isso também funciona, o tom da sua voz com certeza acalma seu bebê e assim ele sente que a mamãe esta perto e não esta sozinho.

Acredito que muitas mães passam pelo mesmo e que não é fácil trabalhar em casa, apesar de todos acharem que sim, não é mesmo? Eu sei as dificuldades e acredito que você também tenha as suas. Espero que essas dicas simples te ajude a organizar sua rotina doméstica e o trabalho.

Se você tiver alguma outra dica, ficarei muito feliz em aprender, deixe seu comentário ou me mande um e-mail,  junelima@maternaretrabalhar.com

Até o próximo post!

Já conhece nosso canal no YouTube? Ainda não, aproveita para conhecer e inscreva-se!

Inscreva-se

 

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *